9 de fevereiro de 2015

Ciclo ineficiente se repetindo seguidamente.


As conclusões do último PISA (Programme for International Student Assessment) da OCDE (Organisation de Coopération et de Développement Économiques) sobre a qualidade da Educação no Brasil são as seguintes:
 

(01) em Leitura os Alunos Brasileiros não são capazes de deduzir informações do texto, não conseguem estabelecer relações entre as partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem;
 

(02) em Ciências os Alunos Brasileiros são capazes de aplicar o pouco que sabem apenas a limitadas situações de seu dia a dia e não conseguem apresentar explicações científicas mesmo que as mesmas estejam explícitas nas evidências; e,
 

(03) em Matemática os Alunos Brasileiros não conseguem interpretar situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.
 

Triste, vergonhoso, mais uma realidade que se repete seguidamente anos após anos num ciclo constante.
 

Tais conclusões são bem justificadas (e disponibilizadas) em: http://www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results-volume-I.pdf.
 

Carlos Magno Corrêa Dias
09/02/2015