23 de maio de 2016

Indústria 4.0 Caminha na Esteira da Tríplice Hélice.

       
Na Semana da Indústria chame-se, em nossa Nação, mais uma vez, a atenção para a necessidade da Tríplice Hélice da Inovação-Conhecimento, que sempre conduziu os caminhos do desenvolvimento, para a elaboração de um Projeto de Estado que garanta a produção de Conhecimento Útil para o Desenvolvimento da Nação e para o Bem Estar da População.

No mundo desenvolvido, a Tríplice Hélice lá esteve quando da Primeira Revolução Industrial (Indústria 1.0) que promoveu a transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial, na segunda metade do século XVIII, quando estava baseada em vapor, carvão e ferro.

A partir de 1860, a mesma Tríplice Hélice, garantiu, certamente, a Indústria 2.0 com o emprego do aço, energia elétrica e produtos químicos quando, também, o capitalismo industrial cedeu lugar para o capitalismo financeiro.

A Terceira Revolução Industrial, a qual começou em 1970, com o desenvolvimento da Informática já teve seu fim, mas existiu em função das necessárias simbioses entre o Poder do Conhecimento, o Poder Econômico e o Poder Político.
              

CMCD - 2016 

Uma Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) a qual engloba tecnologias nos campos da Automação, Controle e TIC aplicadas aos processos de manufatura já começou. Os Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços passam a condicionar os processos de produção.

Mas, o sucesso da Indústria 4.0 dependerá, necessariamente, como a história demonstra, da associação à Tríplice Hélice da Inovação-Conhecimento.

Que em nossas terras possamos entender e aplicar os benefícios da Tríplice Hélice para o Progresso de nossa Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/05/2016