3 de agosto de 2016

THCI Gira no Eixo dos ODS.

    
Em paralelo aos estudos e trabalhos relacionados com os antigos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e com os atuais ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) diversas ações e projetos inovadores foram desenvolvidos e distintas perspectivas de solução dos problemas foram aventadas. Dentre estas possibilidades surgiu (em meados de 1990) o modelo de Inovação da Tríplice Hélice o qual foi fundamentado na concepção da necessidade da relação intrínseca de esforços entre Governo, Universidade e Indústria para a produção de desenvolvimento e progresso das Nações.

Seguindo a ideia fundamental do Modelo de Inovação da Tríplice Hélice foram instituídos modelos correlacionados alternativos tal qual o projeto/programa que estou estruturando denominado Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação (THCI) o qual é pensado para a geração estrita e efetiva de CONHECIMENTO ÚTIL para o Desenvolvimento da Nação e para a Melhoria de Vida dos Cidadãos com o objetivo de contribuir para a instituição de um Projeto de Estado que promova uma Nação Soberana. O modelo em referência vincula-se, também, particularmente, com esforços necessários para o alcance dos ODS e para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU.

SINERGIAS E SIMBIOSE ENTRE A TRÍPLICE HÉLICE DA INOVAÇÃO E OS ODS NA ACADEMIA constituiu uma das ações vinculadas que objetivou divulgar os ODS como INDUTOR nas relações simbióticas entre o Setor Produtivo de Bens e Serviços (Meio Empresarial e Industrial), o Setor Regulador e Fomentador da Atividade Econômica (Governo) e o Meio Universitário visando a geração do referenciado CONHECIMENTO ÚTIL. A ação em pauta chamou, também, fortemente, a atenção para as necessárias sinergias entre a Inovação, as Ciências e as Tecnologias presentes de forma indissociável na Quarta Revolução Industrial.

No segundo semestre de 2016 daremos continuidade aos trabalhos associados seguindo a posição que o alcance dos ODS e o cumprimento da Agenda 2030 da ONU chamam o “giro” da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação para a necessária soma das forças da Academia, do Governo e da Indústria para multiplicarmos resultados e conseguirmos um Mundo Sustentável.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/08/2016